sexta-feira, 9 de março de 2012

Relatório do Eletrocópio

1-Explique passo a passo a 1ª experiência no
eletroscópio de pêndulo.

Em primeiro lugar devemos pegar um bastão e atrita-lo, fazendo assim com que ele fique eletrizado. Depois que o bastão já eletrizado, devemos aproxima-lo da esfera que estará no pêndulo. Por ultimo esperar para que a esfera seja atraída pelo bastão. Isso acontece porque o bastão e a esfera ficaram com o mesmo sinal de carga(ou positiva ou negativa)

2-Explique passo a passo a 2ª experiência no
eletroscópio de pêndulo.

Devemos eletrizar um bastão, depois de eletrizado, temos que encostar na esfera, aguardar alguns segundos, e retira o bastão(horizontalmente), e logo em seguida aproximar o bastão da esfera, a esfera irá repelir. Isso acontecer porque o bastão ficou com um sinal de carga(ou positiva ou negativa) e a esfera ficou com outro sinal de carga(que seria a carga oposta do bastão.




3-Explique passo a passo a 1ª experiência no
eletroscópio de folhas.

Devemos eletrizar o bastão, depois de eletrizado, encostar na esfera(que esta enrolada no papel alumínio). Com isso as folhas deverão se abrir.

4-Explique passo a passo a 2ª experiência no
eletroscópio de folhas
.

Devemos eletrizar o bastão, depois de eletrizado temos que encostar o bastão na esfera por alguns segundos, ela ira se abrir. Logo que retirarmos o bastão as folhas devem continuar abertas. Feito isso temos que encostar o dedo na esfera, para que as folhas fechem. 




5-Qual a função do eletroscópio?
O eletroscópio é um aparelho destinado a identificar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Questão de Final de Semana

Qual o nome de um importante Físico brasileiro responsável por grandes pesquisas na área de nano estruturas semicondutoras?
Dicas:


(1) Este Físico está ligado ao professor do ITA,idealizador de competições de Física.
(2) Ex-Presidente de importante órgão de Física no país.
(3) Já morreu.
(4) Nasceu em importante região do interior de São Paulo.


Siga as instruções: 

(1) enviar para o e-mail: física@terra.com.br.
(2) responder uma única vez (apenas um e-mail).
(3) indicar no assunto grupo, série e turma.

Resposta: José Roberto Leite