1>Objetivo do
Trabalho:
Objetivo do trabalho é construir um telefone de latinha, com latas ou
copos plásticos interligados por um fio de 10m(estipulado professor). A prova
mínima a ser cumprida é: passar 20 palavras para o outro integrante do grupo,
e aprender alguns conceitos sobre ondas e quais seus tipos.
|
2>Descrever os Materiais
Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)
1 Tesoura
2 Pregos pequenos
1 Martelo
2 Copos de plásticos( daqueles mais firmes)
10m de Barbante
1 Fita Isolante
|
3>Descreva em 8 passos a
construção do telefone.
Materiais 1° Passo
2°
Passo 3° Passo
4° Passo 5°
Passo
6° Passo
7° Passo
8° Passo
|
4>Desenhe o Telefone com as duas
pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma
completa a onda existente.
- Onda
Mecânica: (Ondas que necessitam de um meio material param se
propagar).
- Unidimensional
na Corda: (ondas que se propagam em apenas uma direção).
-
Longitudinal: (São ondas causadas por vibrações com a mesma
direção da propagação, como ondas sonoras).
|
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos
antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a
primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no
projeto)
Nosso
grupo realizou 2 protótipos antes de definimos o que usaríamos no dia da
competição.
1°
Protótipo: Utilizamos uma latinha de refrigerante e com 1 barbante de 10
metros. Começamos a fazer os testes necessários, mas logo percebemos que não
ouvíamos com clareza a pessoa que estava falando. Devido ao não funcionamento
deste, optamos por descarta-los.
2°
Protótipo: Pegamos um copo plástico (tipo copo de requeijão) e um barbante de
10metros. Começamos os testes e logo percebemos que estava dando para ouvir
perfeitamente o que a outra pessoa falava. Logicamente que uma hora ou outra
tínhamos que repetir, mas foi o melhor projeto que fizemos.
|
6> Crie uma lista de problemas ocorridos
no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de
tabela com duas colunas).
|
3ª Parte
7>
Para o telefone determine algumas grandezas físicas.
Massa da cordinha
|
Comprimento
|
Densidade
linear
|
Dimensão
da abertura da latinha
|
9 gramas
|
10 metros
|
0,9 g/m
|
10 cm
|
Comprimento
de onda da voz do aluno escolhido
|
Frequência
do som emitido pelo aluno |
Velocidade
do som na cordinha |
Número
de palavras por minuto
|
0,17m
|
150 a
250Hz
|
--------
|
10
palavras
|
8> Faça 6 testes com o telefone, e
anote na tabela observações pertinentes:
Fio
|
L
|
Observações
|
Nylon
|
2 palavras
|
|
10 palavras
|
||
0 palavras
|
||
5 palavras
|
||
Barbante
|
10
palavras
|
|
6 palavras
|
9> Utilize este espaço para
outros comentários de resultados do item anterior:
Nos testes realizados, percebemos que existem
grandezas que influenciaram diretamente nos resultados que foram obtidos. São
eles o fio e o comprimento.
|
4ª Parte
10> Utilize o espaço para colocar as contas do item
7.
Densidade Linear
Massa da corda 9
_____________________ =____
= 0,9 g/m
Comprimento da corda 10
Comprimento de onda na voz do aluno escolhido.
Velocidade
do som 34
___________________ = _____
= 0,17 m
Frequência
do som 200
|
11> Faça uma descrição longa
utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
ACÚSTICA:
é o estudo das ondas sonoras.
Os
conceitos de acústica que ocorre no Telefone de Latinha são:
*
Intensidade
A
intensidade permite-nos apontar um som forte de um som fraco, dependendo da
intensidade da vibração, quando for maior a intensidade mais forte é o som e
vice versa.
Existem
duas maneiras de intensidade:
Intensidade
Física ou Energética - Chamada de limiar de audibilidade, é a intensidade das
ondas acústicas.
Intensidade
Fisiológica ou Nível Sonoro – Grandeza física capaz de calcular a intensidade
do som. A grandeza é medida em Bel cujo submúltiplo é o decibel.
*A altura
é considerada a qualidade que faz com que o ouvido possa distinguir um som
baixo (grave) de um som alto (agudo).
Som baixo
(grave) - baixa freqüência.
Som alto
(agudo) - alta freqüência.
*Timbre
O timbre é
considerado a qualidade que faz com que o som seja distinguido na mesma
intensidade e na mesma altura, mesmo sendo emitidos por fontes diferentes.
Os sons
harmônicos, ou seja, as freqüências múltiplas são os responsáveis pelo
timbre, pois eles acompanham cada som, por exemplo, se um violino ou um piano
emitir a mesma nota musical com intensidades iguais poderá distinguir os dois
sons, porém cada um apresentará o seu timbre.
Este fato
ocorre pelo fato dos harmônicos acompanharem o som de cada instrumento
variando assim em intensidade e quantidade.
Isso da
para cada instrumento uma forma de onda diferente. Portanto podemos dizer que
o timbre de um som está relacionado à respectiva forma de onda.
O som
fundamental , quando se percebe a presença de sons tocados numa mesma altura,
porém por instrumentos diferentes
|
12> Conclusão Final:
Este
projeto do telefone de latinha ajudou nosso grupo a entender mais conceitos
sobre ondas, de um jeito prático e fácil. Aprendemos as classificações das
ondas: Mecânica e Eletromagnética, Longitudinal ou Transversal, e ou
Unidimensional, bidimensional e tridimensional.
Não
sabemos o desempenho na competição pois ainda não foi realizada, mas nos
testes nosso grupo conseguiu evoluir bastante.
|