Iniciação Tecnológica - Carrinho a Ratoeira - Grupo 1 2C
Nome | Número | Série e Turma |
Clara Rafaela Castilho Santos | 07 | 2ºC |
Deborah Nataly Gonçalves da Silva | 12 | 2ºC |
Júlia Lopes da Camara Leal | 23 | 2ºC |
Paula Diana Rodrigues Ramos | 30 | 2ºC |
Rafael Sampaio dos Santos | 31 | 2ºC |
Vanessa Miller Ferreira | 36 | 2ºC |
1ª Parte
1>Objetivo do Trabalho: Montar um carrinho onde o principal objetivo é utilizar uma ratoeira como motor, que nos leve a alcançar a prova mínima de andar três metros sem queimar as linhas laterais da pista. |
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais) Tesoura; Fita isolante (colar a ratoeira na estrutura, colar a haste na estrutura); EVA (complementar as rodas); Pecinhas de lego (construir a estrutura); Arame (amarrar a estrutura de lego na estrutura de madeira); Tampa de spray (fazer as rodas de trás); Pedaço de ferro (fazer os eixos); Pecinha de dama (fazer a rodinha da frente); Ratoeira (motor do carrinho); Espuma (preencher as rodas traseiras); Madeira (fazer a estrutura); Palito de churrasco (fazer a estrutura); Barbante (colocar o carrinho em movimento). |
3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho. 1º Passo = Fazer as rodas traseiras. 2º Passo = Prender as rodas no eixo. 3º Passo = Montar a estrutura de lego. 4º Passo = Construir a estrutura de madeira, usando os palitos de churrasco para deixar o carrinho reto. 5º Passo = Prender a estrutura de lego na estrutura de madeira, usando o arame. 6º Passo = Prender a Ratoeira na estrutura pronta. 7º Passo = Construir o eixo da frente. 8º Passo = Colocar os eixos na estrutura. Carrinho pronto para os testes. |
4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas). Peso: é a massa do carrinho, onde tem a gravidade. Atrito: é a força que tem nas rodas do carrinho, que faz com que o carrinho acelere. Normal: é a força oposta ao peso. Velocidade: é conseqüência da força, ou seja, do atrito da roda do carrinho. |
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto) Fizemos apenas um carrinho. Tivemos muitas dificuldades e demoramos muito para conseguir solucionar os problemas e deixá-lo pronto para a competição, o que não nos deu tempo para fazer outros projetos. |
6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas). |
3ª Parte
7> Para o Carrinho, determine algumas grandezas físicas.
Massa | Peso | Comprimento | Largura |
0,135kg | 1,35N | 25 cm | 23 cm |
8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:
Grandezas | 1o teste | 2o teste | 3o teste | 4o teste | 5o teste |
Ds | 3m | 3m | 3m | 3m | 3m |
Dt | 3,37s | 3,60s | 3,56s | 4,40s | 3,89s |
Vm | 0,89m/s | 0,83m/s | 0,84m/s | 0,68m/s | 0,77m/s |
Ec(m) | 0,053J | 0,046J | 0,047J | 0,031J | 0,040J |
Pot(m) | 0,000021Hp | 0,000017Hp | 0,000017Hp | 0,000009Hp | 0,000013Hp |
9> Utilize este espaço para os cálculos: Vm = Δs Ec = m.v² Pot m = Ec Δt 2 Δt Δs à metros m à kg Pot m à Hp Δt à segundos Ec à J Vm àm/s |
4ª Parte
10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.
Ds | Dt | Vm | Ec(m) | Pot(m) |
3m | 3,73 | 0,80m/s | 0,043J | 0,000015Hp |
11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição. Achamos que o nosso carrinho completará a prova entre 3 e 5 segundos sem queimar as linhas laterais. |
12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais? Não pretendemos, o nosso carrinho está bom. Caso ocorra algum imprevisto depois da pole, ele esteja muito lento ou andando torto, o melhoraremos. |
13> Conclusão: Nos testes conseguimos completar a prova mínima e não queimar as linhas laterais. Concluímos que com a montagem do carrinho, podemos aprender vários conceitos de física, como: 3ª Lei de Newton - Ação e reação, Energia mecânica, Energia potencial, Energia cinética, e rever alguns conceitos já aprendidos, como as forças Peso e Normal, Velocidade e Atrito. |