Carrinho a Ratoeira

Iniciação Tecnológica - Carrinho a Ratoeira - Grupo 1 2C

Nome
Número
Série e Turma
Clara Rafaela Castilho Santos
07
2ºC
Deborah Nataly Gonçalves da Silva
12
2ºC
Júlia Lopes da Camara Leal
23
2ºC
Paula Diana Rodrigues Ramos
30
2ºC
Rafael Sampaio dos Santos
31
2ºC
Vanessa Miller Ferreira
36
2ºC

                                                              1ª Parte

1>Objetivo do Trabalho:

Montar um carrinho onde o principal objetivo é utilizar uma ratoeira como motor, que nos leve a alcançar a prova mínima de andar três metros sem queimar as linhas laterais da pista.


2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais)

Tesoura;
Fita isolante (colar a ratoeira na estrutura, colar a haste na estrutura);
EVA (complementar as rodas);
Pecinhas de lego (construir a estrutura);
Arame (amarrar a estrutura de lego na estrutura de madeira);
Tampa de spray (fazer as rodas de trás);
Pedaço de ferro (fazer os eixos);
Pecinha de dama (fazer a rodinha da frente);
Ratoeira (motor do carrinho);
Espuma (preencher as rodas traseiras);
Madeira (fazer a estrutura);
Palito de churrasco (fazer a estrutura);
Barbante (colocar o carrinho em movimento).



3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho.

1º Passo = Fazer as rodas traseiras.















2º Passo = Prender as rodas no eixo.















3º Passo = Montar a estrutura de lego.
4º Passo = Construir a estrutura de madeira, usando os palitos de churrasco para deixar o carrinho reto.
5º Passo = Prender a estrutura de lego na estrutura de madeira, usando o arame.















6º Passo = Prender a Ratoeira na estrutura pronta.















7º Passo = Construir o eixo da frente.
8º Passo = Colocar os eixos na estrutura.















Carrinho pronto para os testes.



4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas).



Peso: é a massa do carrinho, onde tem a gravidade.
Atrito: é a força que tem nas rodas do carrinho, que faz com que o carrinho acelere.
Normal: é a força oposta ao peso.
Velocidade: é conseqüência da força, ou seja, do atrito da roda do carrinho.


                                                    2ª Parte

5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)

Fizemos apenas um carrinho. Tivemos muitas dificuldades e demoramos muito para conseguir solucionar os problemas e deixá-lo pronto para a competição, o que não nos deu tempo para fazer outros projetos.




6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).





3ª Parte

7> Para o Carrinho, determine algumas grandezas físicas.

 Massa

Peso
Comprimento
Largura
0,135kg
1,35N
25 cm
23 cm


8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:

Grandezas
1o teste
2o teste
3o teste
4o teste
5o teste
Ds
3m
3m
3m
3m
3m
Dt
3,37s
3,60s
3,56s
4,40s
3,89s
Vm
0,89m/s
0,83m/s
0,84m/s
0,68m/s
0,77m/s
Ec(m)
0,053J
0,046J
0,047J
0,031J
0,040J
Pot(m)
0,000021Hp
0,000017Hp
0,000017Hp
0,000009Hp
0,000013Hp


9> Utilize este espaço para os cálculos:


Vm = Δs                                    Ec = m.v²                              Pot m = Ec
         Δt                                                2                                              Δt


Δs à metros                          m à kg                                   Pot m à Hp
Δt à segundos                      Ec à J
Vm àm/s




                                                 4ª Parte

 10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.

Ds

Dt
Vm
Ec(m)
Pot(m)
3m
3,73
0,80m/s
0,043J
0,000015Hp


11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição.

Achamos que o nosso carrinho completará a prova entre 3 e 5 segundos sem queimar as linhas laterais.




12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais?

Não pretendemos, o nosso carrinho está bom. Caso ocorra algum imprevisto depois da pole, ele esteja muito lento ou andando torto, o melhoraremos.




13> Conclusão:

Nos testes conseguimos completar a prova mínima e não queimar as linhas laterais. Concluímos que com a montagem do carrinho, podemos aprender vários conceitos de física, como: 3ª Lei de Newton - Ação e reação, Energia mecânica, Energia potencial, Energia cinética, e rever alguns conceitos já aprendidos, como as forças Peso e Normal, Velocidade e Atrito.