Relatório da Ponte de Macarrão

1-Objetivo do Trabalho:

Construir uma ponte feita de macarrão, que nos leve a aprender os conceitos de física e alcançar a prova mínima de aguentar, pelo menos, 60 gramas.
 

2- Descrever os materias utilizados na construção da Ponte:


Materias Utilizados:

1º- 20 macarrões nº08, quebrados ao meio. 


                    
  2º- Cola branca. 




 3º- Tesoura. 



                             
4º- Régua.


3- Descreva em 8 passos a construção da ponte.

 1º passo =  pegar todos os materiais, que vão ser usados na construção da ponte.
 2º passo = construir as laterais da base
    3º passo=  construir as extremidades da base
    4º passo = juntar as partes da base
    5º passo =  construir as partes da estrutura
    6º passo =  juntar as partes da estrutura
    7º passo =  colar a estrutura na base
    8º passo = colocar mais dois macarrões em cima de cada lado da estrutura.



4- Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indique as dimensões de todas as partes.





5- Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo. Caso você já venha descrevendo no Blog cada projeto não precisa realizar esta etapa.

 Fomos descrevendo no blog, no decorrer dos nossos treinos.


 
6- Qual a ponte mais importante de Taubaté? Justifique sua resposta.

            A ponte mais importante de Taubaté é aquela que faz a ligação entre os municípios de Taubaté e Campos do Jordão e que passa em cima do Rio Paraíba do Sul.

7- Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.

    Ponte Rio-niteroi. Extensão total da obra chegou aos 13 quilômetros. O sonho de fazer uma ligação direta entre as cidades do Rio e de Niterói já existia pelo menos desde o século 19.



Tubos metálicos, pilares e blocos de concreto maciço sustentam os 9 quilômetros de pista sobre o mar
1 - Várias propostas para a ponte foram estudadas antes de o governo federal, responsável pela obra, bater o martelo. Um dos trajetos possíveis era mais curto (em lilás), mas passava perto do aeroporto, obrigando a ponte a ter no máximo 50 metros de altura, o que atrapalharia o fluxo de grandes navios. Havia ainda uma opção que facilitava a navegação (azul), mas com um trajeto mais comprido que aquele finalmente aprovado pelo governo (preto).

2 - As fundações da ponte foram construídas com a ajuda de ilhas flutuantes, que levavam os equipamentos de perfuração do leito oceânico. As grandes perfuratrizes trabalhavam dentro de tubos que as protegiam da água do mar. As escavações tinham que atingir trechos de rocha sólida, capazes de sustentar as bases da ponte. Nos buracos eram então instaladas longas tubulações metálicas (preenchidas com concreto) que iam do subsolo oceânico até a superfície do mar.

3 - Em cima de um grupo formado por cerca de dez dessas tubulações metálicas, foram construídas cada uma das fundações da ponte, uma grande base de concreto maciço com 2,5 metros de altura e 6 toneladas de peso. Sobre essa base eram encaixados os pilares, posicionados em pares para segurar as pistas da ponte. Nos 9 quilômetros sobre o mar foram usados 103 conjuntos de sustentação formados por tubulações, base de concreto e pilares.

4 - Com o uso de guindastes - que se apoiavam na base dos pilares - eram erguidas as estruturas pré-moldadas que formaram as duas pistas da ponte. Essas peças, chamadas de aduelas, que eram de concreto e tinham 5 metros de comprimento e 110 toneladas de peso cada uma, eram encaixadas umas nas outras, como se fossem grandes kits de Lego.

5 - Como as aduelas eram de difícil instalação em vãos muito largos, elas não foram utilizadas na parte central da ponte, que precisava ter distância maior entre os pilares para os grandes navios passarem. A saída foi usar gigantescos blocos metálicos que, somados, chegavam a 850 metros. Resolvido o problema, a ponte estava pronta para ser inaugurada, o que ocorreu em 4 de março de 1974. Ela foi batizada oficialmente como Ponte Presidente Costa e Silva.


8- Características da Ponte.

Massa da ponte = 11 g      
Peso da Ponte = 107,8N
Massa Suportada = 393 g
Peso suportado = 3851,4 N
FATOR = 393/11 = 35,72 g


9- Cálculo das forças dos apoios:


               107,8 + 3851,4      =       3959,2      =            395,92
10                         10


10- Para determinar o valor das Forças de apoio você utilizou duas condições. Quais são essas condições ? Justifique a utilização das mesmas.

ΣM = 0
ΣF = 0

Não translade e não rotaciona.


11- O Resultado atingido por sua ponte foi o esperado? Justifique sua resposta.

 Não , foi maior do que esperávamos, pois nas nossas tentativas havíamos conseguido um fator menor que o conseguido no dia da competição.

12- Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.

Achamos a maior dificuldade quando fomos fazer a estrutura da ponte. Isso nos atrapalhou bastante, o resto foi até que fácil, teve sim as suas certas dificuldades, mas nada que não pudéssemos superá-las.

13- Neste local faça citação a pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado. 

            Tração: Força exercida no barbante da caixinha.
            Peso: Peso da ponte e o peso suportado por ela.
            Normal: Força exercida pela ponte na mesa.
            Gravidade: Força que atraia a ponte para o chão.
            Distribuição de Forças: a estrutura distribui o peso igualmente na ponte.

14- Conclusão Final.

Conseguimos fazer a ponte, e aprendemos sobre os conceitos existentes em Física. Conseguimos cumprir e passar a prova minima que era proposto, que seria aguentar pelo menos 60 gramas. As nossas expectativas foram superadas no dia da competição.